O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vialonga nasceu em 17 de Abril de 1982 como um rancho infantil e tornou-se no mais emblemático da freguesia, já com crianças e adultos. No início apresentavam-se á população todos vestidos de igual modo, rapazes de campinos e raparigas de ceifeiras, mas no final dos anos 80 decidiu fazer uma recolha apurada, junto das pessoas nascidas em Vialonga sobre as suas tradições e cultura, mas só em 2002 é que o rancho fez o seu ponto de viragem.
Desta rigorosa pesquisa e recolha saíram as raízes Vialonguenses que acabou por idealizar e recriar a época entre 1886 e 1900, a geração dos nossos “avós”.
Como é do conhecimento geral, actualmente Vialonga pertence ao concelho de Vila franca de Xira, Ribatejo, mas na época representada pelo nosso rancho a mesma pertencia ao Concelho de Lisboa através das freguesias da Graça e Santa Maria dos Olivais, deste modo as nossas danças e cantares são de origem saloia, bem como ribatejana.
Em palco o cuidado centra-se nos rituais de antigamente, seja em quadros etnográficos, na recriação de um baile bem como as situações sociais para que servia. Usamos trajes ribatejanos e saloios representados através das diversas profissões existentes na época, tais como: campino, gadanhador, lavrador, sapateiro, pastor, homem abastado, lavadeira, aguadeira, ceifeira, campina, queijeira, leiteira, entre outros.
Em 2005 iniciou-se o Rancho Infantil da Casa do Povo de Vialonga com o objectivo de retractar o dia-a-dia das crianças de antigamente. Em palco teatralizam os recreios da escola com danças de roda e as suas brincadeiras, tais como: saltar á corda, o jogo do arco, do pião, a fisga, jogo das pedras e as bonecas. Quanto aos seus trajes, apresentam-se de diversas formas distinguindo-se sempre pelo seu poder económico.
Actualmente temos o grupo adulto com cerca de 35 elementos, entre dançarinos e tocata e o grupo infantil com 27 elementos, entre dançarinos e tocata.